quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Se compararmos a percentagem de eficácia de eliminação dos filtros Carbonit® com outros filtros, no que diz respeito à eficácia de filtragem de chumbo e cobre, os outros filtros são aparentemente melhores. Isto é correto?

As percentagens de eliminação de substâncias nocivas indicadas pela Carbonit baseiam-se nos testes e certificações obtidos. O valor indicado é sempre o pior valor medido durante os testes realizados para avaliar a eficácia dos filtros. É importante saber o que significa “x %”. Uma interpretação ou comparação com base em meros dados de percentagem não é possível se os filtros não forem testados nas mesmas condições. Vamos dar-lhe um exemplo para clarificar esta questão. Para determinar a eficácia de eliminação de chumbo, os filtros americanos são testados, com muita frequência, com água que contém até 150 µg de chumbo. Se após filtragem se obtém um teor de chumbo na água filtrada de 6 µg ou menos, o filtro considera-se como tendo uma eficácia superior a 96%.
Nos testes realizados aos filtros Carbonit, pelo organismo de certificação TÜV, a água continha 2.000 µg de chumbo. Neste caso, a percentagem de eliminação medida foi superior a 90%. Num segundo teste realizado, com um teor de chumbo até 600 µg, não se conseguiu encontrar chumbo na água filtrada (limite de 10 µg). Com base neste resultado, o filtro considera-se como tendo uma eficácia superior a 97%.
De qualquer forma, o valor que se indica nas fichas técnicas é de 90%.

Sem comentários:

Enviar um comentário