terça-feira, 6 de março de 2012

CARVÃO ATIVADO NA FILTRAGEM DE ÁGUA


Ilustração da estrutura do carvão ativado 


Carvão ativado é um termo que descreve uma forma de carvão de estrutura microcristalina processado de forma a obterem-se estruturas porosas internas altamente absorventes. É produzido submetendo a altas temperaturas material com elevado conteúdo em Carbono, tal como madeira, carvão e cascas de coco. A ativação que se obtém por processos de vapor a alta pressão ou através de impregnação com ácidos ou bases oxidantes e posterior aquecimento, produz um material poroso com uma grande área específica (500-1500m2/g) e com uma afinidade elevada para fixar compostos orgânicos.Pode ser produzido em pó, grânulos ou em bloco. Para filtragem de água utiliza-se, em geral, o material em pó em centrais de tratamento de água. Os grânulos e blocos, mais eficientes, são também usados em centrais, mas entretanto foram produzidos para sistemas de filtragem no ponto de uso. Usam-se em geral para a remoção de cloro, pesticidas e outros compostos orgânicos, eliminar sabores, cheiros, cianobactérias tóxicas e carbono orgânico total.
Os poros estão ligados entre si como numa esponja.
Na variabilidade da dimensão dos poros (micro, meso e macroporos) residem muitas das suas propriedades de adsorção (que se pode definir de forma simples como a adesão de moléculas de um fluido a uma superfície sólida). 
Os filtros obtidos com este tipo de material não removem minerais que ocorrem de forma natural na água e que são benéficos para a saúde. Os filtros em bloco Carbonit são produzidos com carvão ativado, produzido por um processo patenteado a nível mundial, que lhes confere as suas propriedades excecionais.

Para comprar: A Loja da Água by Ribablue: www.lojadaagua.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário