sexta-feira, 22 de junho de 2012

RESPOSTAS sobre os filtros de água Carbonit® (3)


A regulamentação em vigor entra em linha de conta com todas as substâncias potencialmente nocivas?

Mesmo a nova diretiva sobre a água potável só consegue incluir uma parte das possíveis substâncias nocivas contidas na água potável. Tal significa que outras substâncias nocivas, para as quais ainda não tenham sido estabelecidos valores limite, possam ser encontrados na água potável. Incluídas nestas substâncias indesejáveis, podemos encontrar:

  • Resíduos farmacêuticos
  • Pesticidas polares (que têm um efeito hormonal) 
  • Fibras de amianto

Ninguém pode no momento determinar com exatidão a partir de que concentração estas substâncias pressupõem um perigo para a saúde e como interacionam entre elas. É claro contudo que estas substâncias não são componentes naturais da água potável.

 
Como se fixam os valores-limite?

(Regulamentação sobre a água potável (TrinkwV / Decreto-Lei 306/2007)

Os valores-limite determinam-se em experiências com animais e com base nos resultados obtidos extrapolam-se valores para o ser humano, pelo que se pode considerar que estes valores são mais teóricos do que práticos.

De seguida, apresentamos um extrato do dicionário Brockhaus, edição de 24 volumes: “O procedimento para a fixação de valores-limite é tão controverso como muitos dos valores-limite em si mesmos. Tal deve-se, por exemplo, ao facto de os cientistas terem opiniões distintas sobre a nocividade de certos contaminantes e também porque os valores-limite tendem a representar um compromisso político negociado tendo em conta considerações no âmbito da ecologia e saúde (toxicológicos), no âmbito da viabilidade técnica e financeira, e do que é justificável no âmbito económico e financeiro.”

Quiçá esta definição permite mais facilmente compreender porque é que a redução do valor-limite do chumbo definido na Diretiva europeia permitiu uma diminuição gradual desse valor em etapas de 0,04 mg/l até 0,01 mg/l em 2013. Tal deve-se ao facto de o próprio Estado ter dificuldades financeiras para sanear os seus edifícios. Este período longo de transição foi previsto para ajudar a resolver o problema.

Sem comentários:

Enviar um comentário